[REVIEW] HAWAII FIVE-0 7X11 - Ka'ili Aku (Snatchback)


Aloha galera! Vamos falar hoje sobre o décimo primeiro episódio da sétima temporada. Ele antecipou a tradicional pausa de final de ano. A série voltou na sexta-feira dia 06/01 com o fechamento da história.

O que eu achei do capítulo? Sensacional. Teve todos os ingredientes que eu amo, ação, emoção, suspense e várias reviravoltas. A gente começa achando que é uma coisa e termina de boca aberta descobrindo que imaginou tudo errado desde o começo. Podia tranquilamente ser um final de temporada, seria um grande fechamento se fosse.

Depois de mais de um minuto de recapitulação da história de Chin e Sara a gente descobre que o nosso tio preferido está dando uma festa de aniversário. Há bastante gente na comemoração, inclusive todos os Five-0. Um pouco antes do parabéns Chin recebe uma ligação do México e sai da festa correndo sem explicar nada para ninguém.


Ele foge enlouquecido em sua moto e Steve o persegue com seu caminhão novo. É engraçado ver McGarrett perseguir Chin como ele faz com os criminosos. Ele alcança o amigo e descobre que Sara foi sequestrada no México e que Chin está indo até lá recuperá-la. Steve então oferece ajuda e diz que eles vão trazer a menina de volta juntos.


Todos os Five-0 se reúnem no HQ em videoconferência com o DEA e são informados que lá as coisas não funcionam exatamente como nos EUA, então o ideal é não envolver a polícia para que Sara tenha mais chances de ser resgatada com vida. Então Steve diz: "Nós não somos a polícia."


Destaque para Danny e sua camisa florida. Realmente o cara está rendido ao Havaí, por mais que ele negue 😁.

Nossos heróis então viajam para o México e vemos então Jorge e Maria Morales pela primeira vez. 

Desde que o drama da adoção de Sara começou, a gente foi condicionado a pensar que os Morales são pessoas não confiáveis, então a primeira vez que a gente olha para eles automaticamente pensamos que eles são os responsáveis pelo desaparecimento da menina. O que eu achei genial no episódio é que esse conceito é desconstruído e reconstruído várias vezes.

Meu coração ficou partido com a cena de Chin no quarto da pequena e da cartinha que ela escreveu para o Papai Noel pedindo uma passagem de avião para que o tio pudesse vir visitá-la. Eu me apaixonei pela garotinha. O personagem dela é muito bem construído.


Após enxugarmos os olhos a investigação do sequestro propriamente dito começa. Descobrimos então que um dos bandidos que sequestrou Sara foi morto e o carro usado para o sequestro foi queimado e abandonado. Danny e Lou são designados para cuidar da parte do reconhecimento do corpo encontrado no carro para tentar fazer algum tipo de conexão com a quadrilha que levou Sara.

Steve conversa também com o agente DEA responsável pelo caso e descobre sobre uma das gangues mexicanas que operam com esse tipo de sequestro. Claro que Super SEAL vai atrás do traficante.

Ele entra na maior doideira dentro da casa do cara e confronta o líder da facção. O cara é até civilizado, eu pensei que ali iam rolar uns tiros, mas a conversa permanece o tempo todo amigável para um papo entre um oficial da lei e um criminoso (destaque para Kono e seu rifle sniper posicionado para mostrar que Steve não está tão despreparado assim). Steve consegue arrancar do cara que ele não sequestrou Sara e também recebe algumas dicas como não confrontar a gangue quando eles entrarem em contato para pedir o dinheiro do resgate.


Então Steve sai ileso do encontro com um dos chefes do tráfico de lá.

Depois vamos para uma sequência de cenas de gosto duvidoso. Lou e Danny seguem para o necrotério a fim de identificar o criminoso carbonizado. O lugar é mal conservado e o funcionário totalmente desinteressado. Vemos o famoso clichê de oferecer suborno ao cara que comanda as coisas e quando nem isso funciona Danny arranca uma página do livro de Steve e parte para a ignorância. Com uma arma apontada para legista eles são apresentados ao local onde o corpo está. Que consegue ser pior do que o resto da instalação.


A cena tem pretensão de ser engraçada com as discussões ácidas entre Lou e Danny (que andam de relação meio estremecida), mas na minha opinião foi pesada demais. Quem tem estômago sensível não conseguiu ver. Eles precisam identificar o cara mas ele está completamente queimado, então Danny liga para Max que não o reconhece através do nome (não acredito!) e o nosso amado legista os ajuda a identificar o bandido através do telefone, eles descobrem uma tatuagem no braço do cara e a forma como eles precisam arrancar a pele do braço do criminoso morto é... sem palavras. Terrível. No final depois de muito sofrimento eles conseguem uma foto da tatuagem do morto e enviam para Max que vai tentar identificar a quadrilha.

Não vou colocar a foto do corpo carbonizado aqui, é muito forte, portanto a cara de Lou traduz todo o nosso sentimento sobre essas cenas 😫

Nesse meio tempo Steve conversa com Chin e eles concordam que a melhor forma de recuperar Sara é pagando o resgate e fazendo tudo exatamente como os sequestradores pedirem.

Chin está com os Morales e a pressão o faz perder a compostura e ele diz que nunca devia ter deixado Sara vir morar com eles, mas a troca de farpas entre Jorge e Chin é interrompida por uma ligação dos sequestradores que pedem um milhão de dólares em troca da garota. Chin tenta rastrear a origem da ligação mas não tem sucesso.


Ele então olha para os Morales e diz que vão pagar o resgate. Então, palmas para os autores, outra reviravolta acontece, Jorge confessa que não tem o dinheiro. A pesquisa de antecedentes revelou que eles são ricos, então a gente começa a achar que eles realmente são sujos e mentiram para adotar Sara.


Só que mais uma vez as coisas não são o que parecem, Jorge foi roubado por policiais há alguns dias quando recebeu 700.000 dólares de um cliente que somados com suas economias seria o valor para resgatar Sara.

Adivinhem o que acontece logo após?

Steve Pirado McGarrett volta ao traficante do começo do episódio para tentar descobrir o nome do policial que roubou Morales. O cara até oferece o valor do resgate para Steve mas o SEAL recusa, afinal ele sabe muito bem que isso vai se voltar contra eles lá na frente. Mas, nós somos surpreendidos novamente pelo traficante que revela o nome do policial corrupto. O cara realmente quer Five-0 longe do seu império criminoso.

Eles montam então a operação mais maluca da série toda até agora, ok a gente sabe que uma delegacia de polícia no México não é tão bem organizada e eficiente como uma delegacia nos EUA, mas a forma como eles invadem o local eu concordo com Danny é a ideia mais idiota da história.

Eles conseguem o dinheiro de volta depois de entrarem na delegacia encapuzados e armados até os dentes e ameaçarem o policial corrupto de jogá-lo junto com os criminosos que estão na cela.


Dinheiro recuperado, tudo certo então não é mesmo? Não! Como eu disse, o episódio teve várias reviravoltas. Antes de ir embora, Chin exige as gravações que a polícia tinha de Jorge Morales, afinal grampear seu celular era a única forma de saber o dia e o local onde ele receberia o dinheiro do seu cliente certo? Até aí tudo bem, mas o que não entra na minha cabeça é porque Chin tinha que tirar a máscara para ameaçar o cara? Vocês acham que isso vai se voltar contra ele lá na frente sim ou com certeza?


Chin pede para Kono analisar as gravações enquanto eles vão com Jorge até o local combinado para entregar o dinheiro e recuperar Sara, mas é aí que Kono descobre que Maria falou com os sequestradores antes mesmo de Chin receber a notícia do sequestro no Havaí e o que se segue é uma emboscada. O resgate claramente era uma armadilha e depois de uma troca de tiros fenomenal, os Five-0 matam os bandidos e conseguem voltar para a casa dos Morales para ouvir de Maria que na verdade isso nunca foi sobre dinheiro e sim sobre vingança. Mais um ponto para os escritores, outra reviravolta que eu não vi chegando.


Os sequestradores na verdade queriam atrair os Five-0 para o México, para fora do seu habitat e zona de conforto e matá-los como vingança pela morte de um dos chefes do tráfico que Five-0 eliminou nessa temporada. Lembram do caso onde Kono matou todos os bandidos depois de sair de dentro de uma mala? Então. Isso tudo é vingança por essas mortes. O que é confirmado por Max, que encontrou a origem da tatuagem do bandido morto. Tudo foi meticulosamente planejado desde o início e os Morales tinham sido usados apenas para atrair os oficiais americanos para solo estrangeiro onde eles não têm backup, conhecimento territorial e nem jurisdição. É o plano perfeito, temos que admitir.

Por mais que fiquemos com raiva de Maria por ser a traidora responsável por atrair nossos heróis até o México, precisamos entender que ela estava apenas tentando recuperar Sara. Mais uma vez os Morales passam de suspeitos para vítimas, tanto quanto Sara.


Nesse intervalinho Chin sai da casa para arejar os pensamentos. Kono o segue e a moral de todo esse capítulo é revelada. Todos, inclusive nós os telespectadores estávamos pensando que os Morales eram sujos e que o sequestro de Sara tinha sido resultado das conexões de Jorge com o tráfico de drogas. Mas não, o verdadeiro motivo pelo qual a vida da pequena filha de Gabriel Waincroft está em perigo são as ações de Five-0. Então Chin percebe que ele foi o grande perigo na vida da menina e não seus pais adotivos. É uma conclusão dura a que ele chega e eu confesso que não tenho uma solução pronta na minha cabeça para este dilema. Ele está certo ao pensar que ela está em perigo com ele devido a sua profissão, ela sempre será um alvo dos bandidos se estiver com seu tio havaiano, mas se estiver com os adotivos, ela estará em perigo num país onde a polícia tem medo dos bandidos e crianças são usadas como moeda de troca. É uma situação complicada demais, não sei qual decisão eu tomaria no lugar dele.


Mas Chin não hesita. Ele se entrega para o cartel em troca de Sara. Escondido de todos ele marca um encontro com os bandidos através do celular de Maria. Antes de se entregar porém ele entra em contato com Kono e o que ele diz é claramente uma despedida, pois ele sabe que dificilmente um policial sai vivo das mãos de bandidos tão perigosos.


Os Five-0 rastreiam o celular de Maria, mas chegam ao lugar muito tarde. Chin já se entregou, Sara está a salvo e o destino de um dos membro da força tarefa havaiana está na linha. Como será que Steve e companhia vão recuperá-lo? E quanto ele vai sofrer nas mãos dos traficantes que estão em busca de vingança.


Tudo foi esclarecido no episódio 12 que foi ao ar no dia 06/01 e que em breve terá review aqui no blog! Fiquem ligados.

Nota: 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *