[ESPECIAL] Entrevista de Alex O'Loughlin para a CBS Watch Magazine



Era início de 2010 e o ator australiano acabara de receber o papel de protagonista no reboot do clássico Hawaii Five-0, entrando na pele do legendário Jack Lord para interpretar o policial taciturno do 50º estado, Steve McGarrett. Aceitar significava ir para Oahu, no centro do mais bonito arquipélago do planeta. Deveria ser loucura, mas era sinal de uma grande onda chegando e o tema da música dos The Ventures:

Dum-duh-da-da-da-dum...




"Eu estava em conflito", diz Alex, refletindo sobre a decisão de residir na idílica Diamond Head em Waikiki. "Eu tinha feito dois shows anteriormente, dos quais nenhum passou da primeira temporada." Ele interpretou o vampiro / investigador particular Mick St.John no romance sobrenatural de curta duração Moonlight em 2007. Um ano depois, foi o Dr.Andy Yablonski no drama médico Three Rivers, cancelado após apenas 8 episódios. Apesar de tudo parecer melhor do que estar sem dinheiro em Los Angeles, sofrer por outro show fracassado no meio do Pacífico, a 2.500 milhas do continente, era um risco que não tinha certeza de querer correr.

"Eu não sabia nada sobre o Havaí, perguntei a todos, "O que eu faço? É a decisão certa?", diz O'Loughlin. "Todos diziam tipo, Você está louco? O que há com você?"

Ele aceitou o trabalho, ficando na praia de Waikiki. Para os fãs do show, é onde McGarrett e seu parceiro Danny "Danno" Williams desfrutam de um spa no fim de semana com outros amigos.

"Tudo era bonito, mas não tinha visto o Havaí verdadeiro,"diz O'Loughlin. "Eu tinha um vislumbre de algo que não representava o que é o Havaí. "Misterioso, turístico, com maravilhosos hotéis. Eu ainda não sabia o que sentir, mas no piloto do show me senti muito bem".

Foi, e permanece, um piloto realmente bom. No prelúdio, o comboio do comandante naval McGarrett está sob fogo de mísseis nas montanhas da Coréia do Sul,com bandidos tentando libertar seu líder traficante de armas, Anton Hesse. Em meio ao ataque, McGarrett escuta pelo telefone quando seu pai, John, é morto em Oahu pelo irmão de Anton,Victor - não antes do veterano do Departamento de Polícia de Honolulu , deixar ao filho algumas últimas palavras enigmáticas.

No momento em que a onda quebra e os créditos iniciais rolam, você já está viciado: McGarrett tem uma vingança e um mistério para resolver, e você virá junto com ele. Os reboots são difíceis, mas a profundidade do programa, aliado ao retrato cinematográfico de O'Loughlin como McGarrett, fez do Hawaii Five-0 do século 21 um sucesso instantâneo. De repente, Oahu começou a parecer o mais certo.




"As pessoas dizem que essas ilhas querem abracar você ou empurrá-lo para longe. Eu me encontrei, como um presente das ilhas, sendo abençoado com um nome Havaiano. Eu encontrei todo tipo de coisa me atraindo cada vez mais profundamente."





Com uma temporada inteira para gravar, ele começou a aprender sobre o ritmo dos amigos locais, com o companheiro de elenco Daniel Dae Kim, cujo conhecimento sobre Oahu se estendeu em seus dias de filmagem em Lost. Ele aprendeu a surfar em alguns anos, voltou com alguns amigos da Austrália, para ajudá-lo a reconstruir e deixar uma casa de meio século que encontrou em Diamond Head, a qual tinha "ossos espetaculares" mais moderna. Então, conheceu a surfista e modelo havaiana Malia Jones. O casal teve um filho, Lion em 2012, e depois se casaram. A casa é preenchida com garotos. O'Loughlin trouxe para a família seu filho adolescente, Saxon, e Jones trouxe um filho de um casamento anterior, Spike.

"Estou falando sobre usar a palavra com G para abraçar o todo", diz O'Loughlin.









"Eu não sei o que tem lá fora. Eu não sei se há um Deus ou se há muitos deuses ou se há apenas uma energia universal, mas sei que algo aconteceu e que é algo maior que eu."












Com a vida de O'Loughlin progredindo em Oahu, também estava a de McGarrett, ainda que por um caminho familiar duro. Ele vingou a morte do pai, sua mãe Doris, que acreditava ter morrido há 20 anos, aparece viva depois de ter falsificado sua morte para escapar das ameaças da CIA no passado.
Ele venceu seu verdadeiro rival - o nefasto chefe do crime - Wo-Fat - que ao longo das temporadas o prendeu pelo assassinato do governador do Havaí, o sequestrou e torturou, revelando ser um meio-irmã de McGarrett. Teve dois relacionamentos românticos e passou uma grande parte do tempo sem camisa e mais tempo ainda chutando diversos caras maus.

As temporadas de Hawaii Five-0 são épicas - cada uma com colossais 25 episódios, multiplique-os por 7 e você já filmou o episódio 150. Interpretar um personagem por tanto tempo faz coisas por você. O'Loughlin está em um território onde poucos atores conseguem chegar. "É um volume tão grande," diz. 





Tem sido um grande aprendizado para mim. Eu definitivamente posso mergulhar dentro da cabeça de McGarrett a qualquer momento. Eu tenho o crédulo de que ele está na minha alma, em minha mente."




Com Wo-Fat e seus problemas familiares um pouco de lado, McGarrett parece estar encontrando um pouco de fuga no show. "Essa temporada tem sido mais melzinho na chupeta para McGarrett," diz O'Loughlin. "Ele ainda sente saudade do pai, e as coisas com Doris ainda não acabaram. Mas não é tudo como,Argh! eu tenho que salvar o mundo!"

Ainda, O'Loughlin está feliz por sair do personagem quando envolve tiroteios. "Ele é um cara durão e um Seal da Marinha. Ele está sempre pronto para ir, andando pelos cômodos como, "O que você está fazendo? O que nós temos? Me sinto afortunado por mostrar muito dos SEALs, os quais me ajudam com o personagem. Eles são caras formidáveis. Mas para ser um deles requer uma específica quantidade de energia, e eu tenho que fabricar essa energia," diz ele. "No final do dia é necessário, "Mantenha a calma e fique frio."




" A maioria das minhas mais importantes memórias são agora havaianas. Eu apenas olho ao redor...observo as ondas no inverno aqui. Há algo maior que eu nesse mundo...essa força ou o que seja teve algo a ver com essa jornada, por que agora tudo faz sentido."






Paraíso não tem sido só surfar e ver empolgantes por-do-sol. McGarrett pode ser um SEAL e um super policial, mas O'Loughlin não é, e lesões tem acontecido. Nas primeiras temporadas, ele optou por fazer a maioria de suas cenas, que ele diz ter sido um erro. Ele coleciona fraturas e lacerações que poderiam rivalizar com uma instantânea coleção de gráficos de alguma sala de emergência." Eu estourei um dos meus joelhos, rasguei ligamentos e tendões, tornozelos, ombros e pulsos" diz ele. "Bati os dentes da frente.Tenho dentes falsos na frente, rasguei meu ombro direito em pedaços - dilacerei três externos, lesão de labrum e distanciamento do tendão do bíceps.Minha lesão atual favorita são duas hérnias na coluna lombar, que faço tratamento com células-tronco para evitar a cirurgia."

Essa última lesão assustou O'Loughlin, sempre atlético, teve que desistir de tudo, exceto nadar. A dor era tão grande, que mal conseguia levantar da cama, mas ele estava preocupado em poder jogar futebol com seus netos. 



Assinado com Hawaii Five-0 aproximadamente oito temporadas,começou a falar sobre afastar-se enquanto sentia que podia. Mas recentemente sentiu sua carga de trabalho aliviar, e quanto as injeções de célula-tronco? Tem sido "mágicas" diz ele. Isso significa que poderá desafiar o recorde de Jack Lord de 12 temporadas como McGarrett?
"Seria um milagre" O'Loughlin diz com uma risada. "Mas eu imagino voltar e fazer outra temporada ou talvez duas. Esse show é tudo, o núcleo de tudo."

Mas apenas uma coisa é certa: O'Loughlin encontrou seu lar.

E nós fãs, ficamos muito felizes por isso e esperamos vê-lo em muitas temporadas. Não é mesmo?




Fonte: CBS Watch Magazine
Tradução: Elisangela Vieira - Team Five-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *